unitri
                   

estrutura
organizada com
nível de excelência
em tecnologia
da informação

Senado aprova Projeto de Lei que institui adicional de CSLL para Multinacionais

Conforme noticiamos em nosso Memorando publicado em 04 de outubro de 2024 (1), desde 2012, sob a coordenação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Grupo dos 20 (G20), iniciou-se uma reforma tributária internacional com vistas a redistribuir os direitos de tributação sobre os lucros e operações de empresas multinacionais. Esse movimento global, denominado Projeto BEPS (“Base Erosion and Profit Shifting”), culminou na criação do “Inclusive Framework”, por meio do qual a OCDE estruturou a chamada “Abordagem Unificada”.

Tal abordagem é fundamentada em dois pilares principais: (i) Pilar 1, direcionado à ampliação da arrecadação tributária pelos países de mercado, onde efetivamente ocorrem as vendas e (ii) Pilar 2, que institui uma tributação mínima global de 15% sobre os lucros de grupos multinacionais cujo faturamento consolidado anual ultrapasse €750 milhões.

Alinhando-se ao Pilar 2, o Senado aprovou em 18 de dezembro de 2024 o Projeto de Lei (PL) nº 3817/2024, que estabelece um adicional à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidente sobre multinacionais atuantes no Brasil. O objetivo do PL é assegurar uma carga tributária efetiva mínima de 15% sobre os lucros auferidos por empresas integrantes de grupos multinacionais com receita global consolidada anual superior a €750 milhões em pelo menos dois dos quatro últimos exercícios fiscais.

Com a aprovação do PL pelo Senado, o texto segue agora para sanção presidencial. Caso sancionado até o final de 2024 – o que é provável –, as novas regras tributárias produzirão efeitos a partir de 2025.

Destaca-se que, se o PL for sancionado, ajustes nas Regras de Tributação em Bases Universais (“TBU”) no Brasil serão necessários para alinhar a legislação nacional às exigências da tributação mínima global.

O Schneider Pugliese está à disposição para tirar dúvidas sobre os impactos do Pilar 2 para as companhias brasileiras.

 

(1) https://www.schneiderpugliese.com.br/mp-no-1-262-2024-introduz-adicional-de-csll-para-grupos-multinacionais/

Pular para o conteúdo